Povo Pitaguary avança na proteção de seu território com a construção do Plano de Gestão Territorial e Ambiental no Ceará
Iniciativa reúne o Povo Pitaguary (CE), o Ministério dos Povos Indígenas (MPI) e o IFMA para o fortalecimento da autonomia do seu território e preservação da cultura ancestral
Por Sara Pitaguary e Jennifer Pitaguary
Maracanaú, CE – Nos dias 13 e 14 de junho, o Povo Indígena Pitaguary reuniu-se na Escola Indígena Chuí para a etapa de sensibilização do Programa Fortalecendo Territórios, uma parceria entre o Ministério dos Povos Indígenas (MPI) e o IFMA para desenvolver 13 Planos de Gestão Territorial e Ambiental em terras indígenas dos biomas Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga.
O evento representou um momento importante para a comunidade, promoveu o encontro entre lideranças indígenas, autoridades governamentais e representantes de diferentes grupos sociais. A ampla participação assegurou que todas as opiniões fossem consideradas. Para os Pitaguary, fazer parte do programa fortalece tanto a preservação da cultura quanto a proteção de seu território.
O primeiro dia destacou a escuta e a conscientização sobre o programa. A Pajé Francilene enfatizou a importância da memória e sabedoria dos mais velhos para fortalecer o povo Pitaguary: "Nossos troncos velhos têm muito a nos contar. Precisamos ouvir, documentar e valorizar tudo aquilo que nos faz ser Pitaguary, para nos fortalecer e seguir somando", afirmou a pajé.
Para a comunidade, o PGTA é mais que um documento técnico: representa resistência e afirmação identitária. O plano orienta o uso sustentável do território, identifica vulnerabilidades e apresenta estratégias de preservação das tradições para as próximas gerações.
A Secretária Ceiça Pitaguary (MPI) destacou que o Plano de Gestão Territorial e Ambiental do Povo Pitaguary é um marco para sua organização social e política. Segundo ela, a elaboração do plano incentiva a reflexão sobre o uso dos recursos naturais e fortalece a gestão indígena do território.
A Coordenadora do Programa, servidora do IFMA Stefânia Cabral Pedra afirmou que; "O IFMA está empenhado em continuar oferecendo o apoio necessário, seja através de capacitações, assessoria técnica, pesquisa, extensão, elaboração ou no intercâmbio de saberes, para que o PGTA do Povo Pitaguary seja um documento robusto, que represente suas aspirações e necessidades. É uma honra para nossa instituição fazer parte desta jornada de fortalecimento e reconhecimento dos direitos territoriais e ambientais do Povo Pitaguary".
Para o povo Pitaguary, a elaboração do plano representa um avanço fundamental na luta pelo reconhecimento de seus direitos, fortalecimento da autonomia e garantia do bem viver no seu território.
Galeria de Imagens











